Pular para o conteúdo principal

Conheça sete dicas para economizar na hora de montar um computador novo.

O processo de compra de peças para montar um computador novo pode ser realizado de diversas formas, mas para quem quer economizar e evitar desperdício, existem algumas dicas objetivas que permitem você sair às compras com mais clareza e segurança. 
Na lista a seguir, você vai conhecer algumas práticas, que vão desde saber como procurar componentes compatíveis com as suas necessidades, à possibilidade de comprar ou reaproveitar peças usadas. Veja como você pode facilitar a sua vida e economizar na hora de construir seu computador novo.
Planeje e conheça as suas necessidades
Saber exatamente para que você vai usar o computador ajuda na hora de separar os componentes ideais (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)Saber exatamente para que você vai usar o computador ajuda na hora de separar os componentes ideais (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)
É importante pesquisar não apenas preços, mas ter uma ideia clara das situações para as quais o seu sistema será usado. Dessa forma, você não vai acabar gastando muito dinheiro em um hardware que é poderoso demais para as suas necessidades. Mais do que ser importante para saber se a fonte de energia vai dar conta do recado, esse passo é fundamental para ter uma ideia de que todos os componentes funcionam bem juntos.
Recicle
Usar componentes que você já tem pode ser uma medida eficiente para economizar (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Usar componentes que você já tem pode ser uma medida eficiente para economizar (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Se você tem um computador, é importante tentar reaproveitar peças que você já possui: teclado, mouse, monitor, gabinete, ventoinhas e sistemas de refrigeração e, em alguns casos, HDs e fontes de energia que você já tem podem eliminar etapas no processo, poupando o seu bolso da necessidade de se comprar novos acessórios e acabar gastando mais.
Software livre
Se você puder abrir mão do Windows e do Office, e escolher uma distribuição Linux, você poderá economizar o valor das licenças da Microsoft, que podem representar uma boa quantia de dinheiro no final do processo.
Existem sites que agregam preços (no exterior) de componentes para computadores. Embora a realidade dos valores seja de pouca validade para você, essas páginas costumam oferecer relações de componentes compradas por outros usuários, além de casos de sucesso de quem pode ter montado um PC muito parecido com aquele que você está sonhando. Outra vantagem de sites como o PCPartPicker é garantir que a sua relação de componentes é compatível entre si, prevenindo dores de cabeça no futuro.
Pesquise preços
Aquela velha recomendação de economistas para quem vai ao mercado fazer as compras vale também para quem está em busca de um novo PC. Monitore os preços via Internet, faça buscas na sua cidade e tenha uma ideia clara do ciclo de lançamento de novas gerações de hardware: a chegada de novas linhas de processadores e placas de vídeo, por exemplo, tende a baixar os preços daquela geração que é substituída.
Já pensou em comprar peças usadas?
Existem componentes de segunda mão em que você pode investir com certa tranquilidade: fontes de energia, gabinetes, monitores, teclados e mouses são bons exemplos dos tipos de hardware que – desde que usados com civilidade pelo antigo proprietário – podem ser comprados no mercado de usados sem muitos riscos (entretanto, SSDs, HDs e componentes sujeitos a overclock devem ser evitados). Processadores também podem entrar nessa lista, desde que a unidade em vista não tenha sido submetida a overclock.
Monte você mesmo
Montar o computador você mesmo também reduz o custo, dispensando a necessidade de se contratar um técnico (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Montar o computador você mesmo também reduz o custo, dispensando a necessidade de se contratar um técnico (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Você pode poupar algum dinheiro se for capaz de montar o computador sozinho. Embora o processo possa intimidar marinheiros de primeira viagem, na internet existem vários tutoriais que podem ajudar o usuário nessa empreitada. Com calma e atenção, é possível aprender o básico rapidamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como configurar controles USB para jogos no Windows 10...

Com o  Windows 10 , a  Microsoft  manteve o suporte para controles e joysticks USB para jogos. Porém, encontrar as opções de configurações e calibragem não é mais tão simples assim. Aprenda, neste tutorial, como configurar controles com fio do  Xbox 360 ,  PS3  e também joysticks genéricos no Windows 10. Controle do Xbox 360 Passo 1. Acesse a página de download de dispositivos da Microsoft e baixe o drive do controle do Xbox 360 para  Windows 7  (Xbox 360 Controller for Windows). Selecione a opção conforme a arquitetura do seu Windows 10, 32 bits ou 64 bits; Selecione a opção conforme o a arquitetura do seu Windows 10 para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) Passo 2. Clique com o botão direto no arquivo que foi baixado e selecione a opção prioridades; Passo 3. Na aba Compatibilidades, mude a compatibilidade para Windows 7 e clique em OK; Ao alterar a compatibilidade, aplicativo instala os drives do...

Lista de Dark Souls 3 reúne todas as classes de personagens...

Dark Souls 3 , o novo RPG de ação da consagrada franquia da  From Software  com lançamento para  PS4 , Xbox One  e PC, traz 10 opções de classes para diversificar o gameplay da jornada. Diferentemente de  Dark Souls 2 , o título oferece alguns especialistas do primeiro game da série. O TechTudo preparou esta lista com todas as classes do terceiro episódio. Cavaleiro A classe Cavaleiro, padrão desde Demon’s Souls, é a primeira opção da lista. O Cavaleiro é forte devido à vitalidade elevada e à armadura robusta, que pouco interfere em seu status de peso. Com pouca Sorte, Fé e inteligência, o personagem já inicia a aventura em Lothric no nível 9. Dark Souls 3 : cavaleiro (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) Mercenário Mesmo não sendo tão forte como o Cavaleiro, o Mercenário se aproveita da destreza alta para desferir ataques rápidos. O veterano do campo de batalha começa no nível 8, sendo capaz de empunhar cimitarras duplas e outras combinações de armamen...

Relembre as máquinas de fliperamas mais incríveis dos anos 90....

As máquinas de fliperama podem ter virado peças de museu, mas na década de 90 a situação era diferente. Os famosos “arcades” esbanjavam inovação não apenas no software, mas também no hardware. De hologramas até tecnologia Aeroespacial, o TechTudo listou dez máquinas incríveis que marcaram a era de ouro dos fliperamas. SEGA R360 (1991) De todas as máquinas de fliperama dos anos 90, a que mais chamava atenção era a  Sega  R360. Havia versões dela com games diferentes, como After Burner ou G-Loc, produções com aviões e muito tiroteio. SEGA R-360 parece ter saído de um filme de ficção científica (Foto: Reprodução / kancolle-news.com) O grande destaque da cabine era a possibilidade de se movimentar em vários ângulos. Havia um mito de que era possível virar de cabeça para baixo, mas a R360 não fazia isso, girava apenas para frente, para trás e para os lados. Time Traveller (1991) A SEGA era uma das principais empresas do setor, construía máquinas espalhafatosas desde os...