Pular para o conteúdo principal

Water Cooler: veja se vale a pena montar um sistema de refrigeração líquido no PC....

Os water coolers estão se tornando cada vez mais populares, por conta da queda dos preços e a venda de kits de fácil instalação. O sistema usa um fluido para garantir uma refrigeração mais eficiente dos componentes do computador. Saiba quando vale a pena investir em um sistema de refrigeração líquido.
SIstema permite controle de temperatura mais eficiente (Foto: Divulgação/Digital Storm)SIstema permite controle de temperatura mais eficiente (Foto: Divulgação/Digital Storm)
Como funciona
Ao contrário dos coolers comuns que utilizam ar para resfriar as peças, o water cooler usa um sistema de bombeamento de água para dissipar o calor. Um líquido, que pode ser água destilada ou outro composto químico, passa por um tubo e chega em um bloco de metal. Uma bomba garante que o fluido fique em movimento e um radiador é responsável por resfriar o líquido.
Bloco de water cooler em memória RAM (Foto: Divulgação/Koolance)Bloco de water cooler em memória RAM (Foto: Divulgação/Koolance)
O uso mais comum são nos processadores, mas os water coolers podem ser usados para resfriar outros componentes, como placas de vídeo e memória RAM.
Vantagens
A principal vantagem é evidentemente um melhor gerenciamento de calor dos componentes. Com temperaturas mais amenas, o computador trabalha melhor mesmo em casos cujos componentes são levados ao extremo, como overclock.  Um water cooler, por exemplo, chega a diminuir em até 50% a temperatura em relação ao sistema de resfriamento a ar.
Se engana quem pensa que montar um water cooler é um bicho de sete cabeças e custa caro. Hoje já é possível encontrar kits de instalação bem eficientes, como os da série H50 da Corsair, custando por volta de R$ 300.
Também é possível customizar um water cooler conforme o gosto de cada um. Esses modelos são bem mais caros, já que é preciso moldar as peças conforme cada projeto. É possível, por exemplo, colocar fluído colorido e fluorescente, o que dá um aspecto visual bem bonito.
Corsair H55 é opção barata de water cooler (Foto: Divulgação/Processador)Corsair H55 é opção barata de water cooler (Foto: Divulgação/Corsair)
Desvantagens
Se você está considerando trocar o resfriamento do seu PC para um water cooler, a primeira coisa a se pensar é se o espaço interno do gabinete será suficiente para o sistema. Bombas, radiadores, tubos podem não caber em qualquer case. Além do investimento no sistema, talvez seja a hora de considerar comprar um gabinete maior.
Líquidos não combinam com os componentes do PC. Apesar dos vazamentos não serem tão comuns nos kits montados, os modelos desmontados, quando não instalados corretamente, podem vazar e danificar o computador por completo. Por isso, nesses modelos é preciso manutenção constante, como troca do fluido e verificação da vedação, o que pode gerar um custo extra.
Vale a pena
Em computadores normais, que não são usados para jogos e não tem peças de alto desempenho, investir em um water cooler não vale a pena. Uma solução mais barata a ar, ou até mesmo o cooler padrão que vem com o processador pode manter uma temperatura que não comprometa a vida útil do CPU. 
Agora se você está considerando comprar peças mais potentes ou pretende fazer overclock, o water cooler pode ser uma boa opção. Hoje já é possível encontrar boas soluções em torno de R$ 300. Os modelos desmontados são bem legais, além de garantir o resfriamento, dá um visual agressivo à máquina. Mas lembre-se que será necessário investir em um gabinete maior e mão de obra especializada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como configurar controles USB para jogos no Windows 10...

Com o  Windows 10 , a  Microsoft  manteve o suporte para controles e joysticks USB para jogos. Porém, encontrar as opções de configurações e calibragem não é mais tão simples assim. Aprenda, neste tutorial, como configurar controles com fio do  Xbox 360 ,  PS3  e também joysticks genéricos no Windows 10. Controle do Xbox 360 Passo 1. Acesse a página de download de dispositivos da Microsoft e baixe o drive do controle do Xbox 360 para  Windows 7  (Xbox 360 Controller for Windows). Selecione a opção conforme a arquitetura do seu Windows 10, 32 bits ou 64 bits; Selecione a opção conforme o a arquitetura do seu Windows 10 para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) Passo 2. Clique com o botão direto no arquivo que foi baixado e selecione a opção prioridades; Passo 3. Na aba Compatibilidades, mude a compatibilidade para Windows 7 e clique em OK; Ao alterar a compatibilidade, aplicativo instala os drives do...

PS3: saiba como configurar o DualShock 3 para jogar no PC com o controle...

Quem tem um controle  DualShock 3 , do  Playstation 3 , pode usá-lo como joystick no PC. O método, apesar de não ser algo trivial, não chega a ser demasiadamente complicado, e vale a pena por poder usar um dos melhores controles da história no seu computador. É preciso ressaltar que este método pode trazer problemas ao seu controle e deve ser realizado com muito cuidado. Controle DualShock 3 do Playstation 3 pode ser usado no computador. (Foto: Divulgação) Antes de começarmos, para realizar este tutorial você vai precisar de: - Computador com  Windows  e permissão de administrador. (O tutorial foi feito no Windows 7, mas deve funcionar também nas versões XP e 8). - Controle DualShock 3 original (não foi testado o funcionamento em versões piratas). - Cabo micro-USB/USB (aquele usado para conectar o DS3 no próprio Playstation 3). - Drivers da Motion Joy. - Opcional: dispositivo Bluetooth, tanto nativo ou USB, para conectar o controle sem a necessidade d...

Lista de Dark Souls 3 reúne todas as classes de personagens...

Dark Souls 3 , o novo RPG de ação da consagrada franquia da  From Software  com lançamento para  PS4 , Xbox One  e PC, traz 10 opções de classes para diversificar o gameplay da jornada. Diferentemente de  Dark Souls 2 , o título oferece alguns especialistas do primeiro game da série. O TechTudo preparou esta lista com todas as classes do terceiro episódio. Cavaleiro A classe Cavaleiro, padrão desde Demon’s Souls, é a primeira opção da lista. O Cavaleiro é forte devido à vitalidade elevada e à armadura robusta, que pouco interfere em seu status de peso. Com pouca Sorte, Fé e inteligência, o personagem já inicia a aventura em Lothric no nível 9. Dark Souls 3 : cavaleiro (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) Mercenário Mesmo não sendo tão forte como o Cavaleiro, o Mercenário se aproveita da destreza alta para desferir ataques rápidos. O veterano do campo de batalha começa no nível 8, sendo capaz de empunhar cimitarras duplas e outras combinações de armamen...