Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores criam processador open source; conheça o PULPino...

Pesquisadores do Instituto ETH de Zurique, na Suiça, e da Universidade de Bolonha, na Itália, desenvolveram um chip baseado totalmente em códigos open source. O PULPino é um processador que, além de não ter restrições comerciais, traz ainda alguns atributos interessantes, como o baixo consumo de energia.
O processador pode ser usado em diversas aplicações de hardware, como em smartbands para monitoramento cardíaco. Além disso, o componente pode ter as funções completamente alteradas para se adaptar a diferentes tipos de projetos.  
PULPino mede apenas 1 x 1 mm (Foto: Divulgação/ETH Zurich)PULPino é totalmente de códigos abertos (Foto: Divulgação/ETH Zurich)
Os hardwares de código livre ficaram famosos com as placas microcontroladoras, como a Raspberry PI e a Arduino. No entanto, mesmo os processadores embarcados nessas placas têm a sua arquitetura protegida por segredos industriais, o que pode, de certa forma, limitar o uso.
A grande vantagem do PULPino é justamente não ter essa limitação. Como o processador tem a arquitetura interna open source, os usuários ficam livres para alterar as instruções direto no processador de acordo com o projeto.
O PULPIno é baseado em um chip single-core de 32-bit RISC-V. O grande atributo, além de ser de código livre, é o consumo de energia. O componente opera em uma frequência de até 400 MHz e tem um consumo estimado de 32.8 mW.
Cientista monta PULPino em placa de teste (Foto: Divulgação/ETH Zurich)Cientista monta PULPino em placa de teste (Foto: Divulgação/ETH Zurich)
A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) está entre as aplicações onde o PULPino pode vir embarcado. Os pesquisadores também estão trabalhando em um smartwatch com uma câmera integrada.
Os planos é que até o início de 2017 seja lançado uma versão multicore do PULPino, além de um SDK (kit de desenvolvimento) e uma plataforma virtual. O código do chip está disponível no Git Hub neste link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como configurar controles USB para jogos no Windows 10...

Com o  Windows 10 , a  Microsoft  manteve o suporte para controles e joysticks USB para jogos. Porém, encontrar as opções de configurações e calibragem não é mais tão simples assim. Aprenda, neste tutorial, como configurar controles com fio do  Xbox 360 ,  PS3  e também joysticks genéricos no Windows 10. Controle do Xbox 360 Passo 1. Acesse a página de download de dispositivos da Microsoft e baixe o drive do controle do Xbox 360 para  Windows 7  (Xbox 360 Controller for Windows). Selecione a opção conforme a arquitetura do seu Windows 10, 32 bits ou 64 bits; Selecione a opção conforme o a arquitetura do seu Windows 10 para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) Passo 2. Clique com o botão direto no arquivo que foi baixado e selecione a opção prioridades; Passo 3. Na aba Compatibilidades, mude a compatibilidade para Windows 7 e clique em OK; Ao alterar a compatibilidade, aplicativo instala os drives do...

PS3: saiba como configurar o DualShock 3 para jogar no PC com o controle...

Quem tem um controle  DualShock 3 , do  Playstation 3 , pode usá-lo como joystick no PC. O método, apesar de não ser algo trivial, não chega a ser demasiadamente complicado, e vale a pena por poder usar um dos melhores controles da história no seu computador. É preciso ressaltar que este método pode trazer problemas ao seu controle e deve ser realizado com muito cuidado. Controle DualShock 3 do Playstation 3 pode ser usado no computador. (Foto: Divulgação) Antes de começarmos, para realizar este tutorial você vai precisar de: - Computador com  Windows  e permissão de administrador. (O tutorial foi feito no Windows 7, mas deve funcionar também nas versões XP e 8). - Controle DualShock 3 original (não foi testado o funcionamento em versões piratas). - Cabo micro-USB/USB (aquele usado para conectar o DS3 no próprio Playstation 3). - Drivers da Motion Joy. - Opcional: dispositivo Bluetooth, tanto nativo ou USB, para conectar o controle sem a necessidade d...

Lista de Dark Souls 3 reúne todas as classes de personagens...

Dark Souls 3 , o novo RPG de ação da consagrada franquia da  From Software  com lançamento para  PS4 , Xbox One  e PC, traz 10 opções de classes para diversificar o gameplay da jornada. Diferentemente de  Dark Souls 2 , o título oferece alguns especialistas do primeiro game da série. O TechTudo preparou esta lista com todas as classes do terceiro episódio. Cavaleiro A classe Cavaleiro, padrão desde Demon’s Souls, é a primeira opção da lista. O Cavaleiro é forte devido à vitalidade elevada e à armadura robusta, que pouco interfere em seu status de peso. Com pouca Sorte, Fé e inteligência, o personagem já inicia a aventura em Lothric no nível 9. Dark Souls 3 : cavaleiro (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) Mercenário Mesmo não sendo tão forte como o Cavaleiro, o Mercenário se aproveita da destreza alta para desferir ataques rápidos. O veterano do campo de batalha começa no nível 8, sendo capaz de empunhar cimitarras duplas e outras combinações de armamen...