Pular para o conteúdo principal

Google Drive para Linux; cinco programas para usar a nuvem...

Google ainda não liberou um cliente específico para Google Drive em sistemas Linux. Com isso, alguns aplicativos foram desenvolvidos para ocupar esse espaço, possuindo alternativas que oferecem recursos, interfaces gráficas e sincronização em tempo real. Também há apps mais simples, que exigem conhecimento com o Terminal e outros aspectos dos sistemas baseados em Linux. Na lista a seguir, você vai conhecer cinco clientes para usar Google Drive no Ubuntu e em distribuições Linux.
InSync
Com versões para Linux, o InSync é um cliente para Google Drive que permite sincronizar várias contas do serviço num mesmo computador. Similar aos aplicativos oficiais de serviços da nuvem, o InSync permite que você defina uma pasta específica do sistema para sincronização.
InSync permite sincronizar mais de uma conta do Google Drive no mesmo computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)InSync permite sincronizar mais de uma conta do Google Drive no mesmo computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Mas depois de 15 dias de uso em caráter de testes, o usuário é obrigado a pagar para continuar usando o InSync. No plano mais simples, são US$ 25 para a contratação do serviço em caráter definitivo. 
Com a vantagem de ser em português, o overGrive garante acesso e sincronismo ao Google Drive. A ferramenta tem suporte a diversas distribuições Linux e se destaca por permitir a conversão de documentos para formatos que podem ser facilmente editados via Google Docs. Depois de um período de 15 dias, o usuário precisa pagar para ativar o serviço: US$ 4.99.
overGrive oferece interface gráfica e sincronismo com o Google Drive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)overGrive oferece interface gráfica e sincronismo com o Google Drive (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
RClone
RClone suporta o Google Drive e outros serviços, como Amazon S3 e Dropbox. Cheio de recursos, o RClone permite sincronismo total entre nuvem e PC, mantendo as duas pontas sempre atualizadas. Gratuito, o aplicativo é funcional, mas pode assustar iniciantes, já que roda integralmente no Terminal.
RClone permite sincronização de pastas de forma automática, é gratuito, mas roda no Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)RClone permite sincronização de pastas de forma automática, é gratuito, mas roda no Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Grive2
Grive é um cliente que permite configurar uma pasta para sincronização entre o Google Drive e o computador: todo conteúdo do serviço fica disponível em uma pasta escolhida pelo usuário. O Grive2 roda no Terminal, algo que pode ser desinteressante para alguns usuários. Além disso, o aplicativo apresenta outra limitação: não há sincronismo automático entre nuvem e PC, obrigando o usuário a sempre atualizar manualmente. 
Grive2 roda no Terminal e não possibilita a sincronização automática (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Grive2 roda no Terminal e não possibilita a sincronização automática (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Drive
O Drive funciona como um cliente para upar e baixar arquivos do Google Drive. Suas funcionalidades são limitadas, já que o aplicativo roda apenas no Terminal e não há nenhum tipo de recurso de sincronismo entre o app e o Google Drive.
Limitado, o Drive é uma opção para usuários mais avançados que, ao usar o computador, precisam ocasionalmente de algum arquivo presente na nuvem. O Drive é apenas uma forma de evitar usar o navegador para acessar o Google Drive.
Mais simples, Drive também funciona via Terminal e não tem nenhum tipo de sincronismo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Mais simples, Drive também funciona via Terminal e não tem nenhum tipo de sincronismo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como configurar controles USB para jogos no Windows 10...

Com o  Windows 10 , a  Microsoft  manteve o suporte para controles e joysticks USB para jogos. Porém, encontrar as opções de configurações e calibragem não é mais tão simples assim. Aprenda, neste tutorial, como configurar controles com fio do  Xbox 360 ,  PS3  e também joysticks genéricos no Windows 10. Controle do Xbox 360 Passo 1. Acesse a página de download de dispositivos da Microsoft e baixe o drive do controle do Xbox 360 para  Windows 7  (Xbox 360 Controller for Windows). Selecione a opção conforme a arquitetura do seu Windows 10, 32 bits ou 64 bits; Selecione a opção conforme o a arquitetura do seu Windows 10 para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) Passo 2. Clique com o botão direto no arquivo que foi baixado e selecione a opção prioridades; Passo 3. Na aba Compatibilidades, mude a compatibilidade para Windows 7 e clique em OK; Ao alterar a compatibilidade, aplicativo instala os drives do...

PS3: saiba como configurar o DualShock 3 para jogar no PC com o controle...

Quem tem um controle  DualShock 3 , do  Playstation 3 , pode usá-lo como joystick no PC. O método, apesar de não ser algo trivial, não chega a ser demasiadamente complicado, e vale a pena por poder usar um dos melhores controles da história no seu computador. É preciso ressaltar que este método pode trazer problemas ao seu controle e deve ser realizado com muito cuidado. Controle DualShock 3 do Playstation 3 pode ser usado no computador. (Foto: Divulgação) Antes de começarmos, para realizar este tutorial você vai precisar de: - Computador com  Windows  e permissão de administrador. (O tutorial foi feito no Windows 7, mas deve funcionar também nas versões XP e 8). - Controle DualShock 3 original (não foi testado o funcionamento em versões piratas). - Cabo micro-USB/USB (aquele usado para conectar o DS3 no próprio Playstation 3). - Drivers da Motion Joy. - Opcional: dispositivo Bluetooth, tanto nativo ou USB, para conectar o controle sem a necessidade d...

Lista de Dark Souls 3 reúne todas as classes de personagens...

Dark Souls 3 , o novo RPG de ação da consagrada franquia da  From Software  com lançamento para  PS4 , Xbox One  e PC, traz 10 opções de classes para diversificar o gameplay da jornada. Diferentemente de  Dark Souls 2 , o título oferece alguns especialistas do primeiro game da série. O TechTudo preparou esta lista com todas as classes do terceiro episódio. Cavaleiro A classe Cavaleiro, padrão desde Demon’s Souls, é a primeira opção da lista. O Cavaleiro é forte devido à vitalidade elevada e à armadura robusta, que pouco interfere em seu status de peso. Com pouca Sorte, Fé e inteligência, o personagem já inicia a aventura em Lothric no nível 9. Dark Souls 3 : cavaleiro (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) Mercenário Mesmo não sendo tão forte como o Cavaleiro, o Mercenário se aproveita da destreza alta para desferir ataques rápidos. O veterano do campo de batalha começa no nível 8, sendo capaz de empunhar cimitarras duplas e outras combinações de armamen...