Pular para o conteúdo principal

Como identificar uma placa de vídeo falsa e pedir o dinheiro de volta...

Placas de vídeos falsificadas são mais comuns do que se imagina e alguns sites de venda copiam modelos das principais fabricantes, como Asus e NVIDIA. Para identificar um componente verdadeiro vários indícios e programa ajuda a apontar a pirataria.
Confira os principais traços de uma placa gráfica pirata e veja quais precauções tomar para não comprar uma peça falsa. Caso já tenha confirmado que o componente que comprou é falso, descubra o que fazer para ter o dinheiro de volta. 
Placa de vídeo (Foto: Divulgação/Asus) (Foto: Placa de vídeo (Foto: Divulgação/Asus))Saiba identificar placa de vídeo falsa da original (Foto: Divulgação/Asus)
Analise o vendedor
A idoneidade da pessoa ou estabelecimento que está vendendo a placa é um bom caminho para garantir a compra de um componente original. Prefira sempre revendedores autorizados, informação que pode ser obtida no site da fabricante do modelo que você está procurando.
Lojas não cadastradas junto à fabricante, no entanto, também podem vender produtos originais. Quando for esse o caso, consulte a reputação da empresa em serviços como o Reclame Aqui. Veja que tipo de reclamações são feitas com frequência e como a entidade as responde.
Não deixe de colocar na balança o tamanho da loja: grandes portais de e-commerce podem ter muito mais reclamações e nem por isso são menos confiáveis. O importante é não haver registro de casos de falsificação, além de ter um grande índice de resolução dos problemas.
Se você pretende comprar em sites como Mercado Livre ou de alguma pessoa, a atenção precisa ser redobrada. Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado, que tanto podem indicar pirataria quanto deterioração da placa gráfica.
GeForce GTX 980 (Foto: Divulgação/Nvidia)  (Foto: GeForce GTX 980 (Foto: Divulgação/Nvidia) )Atenção redobrada ao comprar placas no Mercado Livre ou de desconhecidos (Foto: Divulgação/Nvidia)

Uma dica neste quesito é ir no site estrangeiro da fabricante e ver o preço do produto em dólar. Depois faça a conversão para o real. Caso o valor do componente esteja abaixo do praticado lá fora, há algo errado. Outra precaução é pedir para que o vendedor mande fotos do produto real, e não apenas as imagens de divulgação oficiais.
Avalie ainda as informações fornecidas sobre o produto. Sites que não apresentam as especificações técnicas da placa devem ser descartados. Também é interessante pedir nota fiscal e combinar previamente os procedimentos em casos de dano ou extravio.
Conheça as especificações
É de extrema importância conhecer todas as especificações da placa que você quer. Para isso, basta acessar o site da fabricante, selecionar o modelo e procurar pela aba ou link correspondente. Confronte os dados com os fornecidos no site do vendedor. Se algum estiver divergindo é bem provável que se trate de hardware falsificado.
Especificações da placa de vídeo GeForce GT 730 (Foto: Reprodução/Nvidia)Especificações da placa de vídeo GeForce GT 730 (Foto: Reprodução/Nvidia)
Se você já tiver feito a compra, verifique as informações da placa através de um programa próprio para isso, como o AIDA64 ou PC Wizard. Não se deixe levar pelo nome da placa, pois pode ser alterada na Bios – e basicamente é assim que as falsificações acontecem. Atente para as descrições dos campos GPU e Tecnology; se estiverem diferentes das especificações do produto verdadeiro, você foi enganado.
Comprei placa falsa. O que fazer?
Nem tudo está perdido se você constatou ter comprado uma placa de vídeo falsa. Pode acontecer de o vendedor também ter sido enganado e não ter má índole. A primeira coisa a fazer é entrar em contato, explicar o problema e pedir o dinheiro de volta.
GeForce GT 730 (Foto: Divulgação/Nvidia) (Foto: GeForce GT 730 (Foto: Divulgação/Nvidia))Nem tudo está perdido se você tiver comprado uma placa de vídeo falsa (Foto: Divulgação/Nvidia)
Se a transação tiver ocorrido através do Mercado Livre ou sites similares, reporte a questão ao portal. Você pode ainda abrir uma reclamação no Procon de seu estado ou, em último caso, entrar com ação no Juizado de Pequenas Causas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como configurar controles USB para jogos no Windows 10...

Com o  Windows 10 , a  Microsoft  manteve o suporte para controles e joysticks USB para jogos. Porém, encontrar as opções de configurações e calibragem não é mais tão simples assim. Aprenda, neste tutorial, como configurar controles com fio do  Xbox 360 ,  PS3  e também joysticks genéricos no Windows 10. Controle do Xbox 360 Passo 1. Acesse a página de download de dispositivos da Microsoft e baixe o drive do controle do Xbox 360 para  Windows 7  (Xbox 360 Controller for Windows). Selecione a opção conforme a arquitetura do seu Windows 10, 32 bits ou 64 bits; Selecione a opção conforme o a arquitetura do seu Windows 10 para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) Passo 2. Clique com o botão direto no arquivo que foi baixado e selecione a opção prioridades; Passo 3. Na aba Compatibilidades, mude a compatibilidade para Windows 7 e clique em OK; Ao alterar a compatibilidade, aplicativo instala os drives do...

PS3: saiba como configurar o DualShock 3 para jogar no PC com o controle...

Quem tem um controle  DualShock 3 , do  Playstation 3 , pode usá-lo como joystick no PC. O método, apesar de não ser algo trivial, não chega a ser demasiadamente complicado, e vale a pena por poder usar um dos melhores controles da história no seu computador. É preciso ressaltar que este método pode trazer problemas ao seu controle e deve ser realizado com muito cuidado. Controle DualShock 3 do Playstation 3 pode ser usado no computador. (Foto: Divulgação) Antes de começarmos, para realizar este tutorial você vai precisar de: - Computador com  Windows  e permissão de administrador. (O tutorial foi feito no Windows 7, mas deve funcionar também nas versões XP e 8). - Controle DualShock 3 original (não foi testado o funcionamento em versões piratas). - Cabo micro-USB/USB (aquele usado para conectar o DS3 no próprio Playstation 3). - Drivers da Motion Joy. - Opcional: dispositivo Bluetooth, tanto nativo ou USB, para conectar o controle sem a necessidade d...

Lista de Dark Souls 3 reúne todas as classes de personagens...

Dark Souls 3 , o novo RPG de ação da consagrada franquia da  From Software  com lançamento para  PS4 , Xbox One  e PC, traz 10 opções de classes para diversificar o gameplay da jornada. Diferentemente de  Dark Souls 2 , o título oferece alguns especialistas do primeiro game da série. O TechTudo preparou esta lista com todas as classes do terceiro episódio. Cavaleiro A classe Cavaleiro, padrão desde Demon’s Souls, é a primeira opção da lista. O Cavaleiro é forte devido à vitalidade elevada e à armadura robusta, que pouco interfere em seu status de peso. Com pouca Sorte, Fé e inteligência, o personagem já inicia a aventura em Lothric no nível 9. Dark Souls 3 : cavaleiro (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) Mercenário Mesmo não sendo tão forte como o Cavaleiro, o Mercenário se aproveita da destreza alta para desferir ataques rápidos. O veterano do campo de batalha começa no nível 8, sendo capaz de empunhar cimitarras duplas e outras combinações de armamen...