Placas de vídeos falsificadas são mais comuns do que se imagina e alguns sites de venda copiam modelos das principais fabricantes, como Asus e NVIDIA. Para identificar um componente verdadeiro vários indícios e programa ajuda a apontar a pirataria.
Confira os principais traços de uma placa gráfica pirata e veja quais precauções tomar para não comprar uma peça falsa. Caso já tenha confirmado que o componente que comprou é falso, descubra o que fazer para ter o dinheiro de volta.
Analise o vendedor
A idoneidade da pessoa ou estabelecimento que está vendendo a placa é um bom caminho para garantir a compra de um componente original. Prefira sempre revendedores autorizados, informação que pode ser obtida no site da fabricante do modelo que você está procurando.
Lojas não cadastradas junto à fabricante, no entanto, também podem vender produtos originais. Quando for esse o caso, consulte a reputação da empresa em serviços como o Reclame Aqui. Veja que tipo de reclamações são feitas com frequência e como a entidade as responde.
Não deixe de colocar na balança o tamanho da loja: grandes portais de e-commerce podem ter muito mais reclamações e nem por isso são menos confiáveis. O importante é não haver registro de casos de falsificação, além de ter um grande índice de resolução dos problemas.
Se você pretende comprar em sites como Mercado Livre ou de alguma pessoa, a atenção precisa ser redobrada. Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado, que tanto podem indicar pirataria quanto deterioração da placa gráfica.
Uma dica neste quesito é ir no site estrangeiro da fabricante e ver o preço do produto em dólar. Depois faça a conversão para o real. Caso o valor do componente esteja abaixo do praticado lá fora, há algo errado. Outra precaução é pedir para que o vendedor mande fotos do produto real, e não apenas as imagens de divulgação oficiais.
Avalie ainda as informações fornecidas sobre o produto. Sites que não apresentam as especificações técnicas da placa devem ser descartados. Também é interessante pedir nota fiscal e combinar previamente os procedimentos em casos de dano ou extravio.
Conheça as especificações
É de extrema importância conhecer todas as especificações da placa que você quer. Para isso, basta acessar o site da fabricante, selecionar o modelo e procurar pela aba ou link correspondente. Confronte os dados com os fornecidos no site do vendedor. Se algum estiver divergindo é bem provável que se trate de hardware falsificado.
Se você já tiver feito a compra, verifique as informações da placa através de um programa próprio para isso, como o AIDA64 ou PC Wizard. Não se deixe levar pelo nome da placa, pois pode ser alterada na Bios – e basicamente é assim que as falsificações acontecem. Atente para as descrições dos campos GPU e Tecnology; se estiverem diferentes das especificações do produto verdadeiro, você foi enganado.
Comprei placa falsa. O que fazer?
Nem tudo está perdido se você constatou ter comprado uma placa de vídeo falsa. Pode acontecer de o vendedor também ter sido enganado e não ter má índole. A primeira coisa a fazer é entrar em contato, explicar o problema e pedir o dinheiro de volta.
Se a transação tiver ocorrido através do Mercado Livre ou sites similares, reporte a questão ao portal. Você pode ainda abrir uma reclamação no Procon de seu estado ou, em último caso, entrar com ação no Juizado de Pequenas Causas.
Comentários
Postar um comentário