Pular para o conteúdo principal

Canonical lança Ubuntu 16.04; saiba o que muda na distro do Linux...

Ubuntu 16.04 chega nesta quinta-feira (21) com algumas novidades. Embora a Canonical tenha optado por segurar o lançamento da interface Unity 8, que deve promover mudanças estéticas mais sensíveis, a versão estável do sistema operacional ganhou novos recursos e ajustes para tornar o uso mais acessível e produtivo. Entre os exemplos, está a possibilidade de mover o lançador de apps para a borda inferior da tela, a chegada dos pacotes snaps, nova central de aplicativos, além de outros ajustes de interface e performance. Veja o que muda no Ubuntu.
Aplicativos devem chegar mais rápido ao Ubuntu
Os snaps são pacotes para a instalação de apps no sistema da Canonical. Eles funcionam como os debs, que continuam sendo suportados, mas com uma vantagem: os snaps foram criados para facilitar a vida dos desenvolvedores, tornando o processo de adaptação de um software originalmente criado para rodar num desktop GNOME ou KDE mais fácil.
Ubuntu 16.04 terá suporte a pacotes snaps, para facilitar a vida de usuários e desenvolvedores (Foto: Divulgação/Canonical)Ubuntu 16.04 terá suporte a pacotes snaps, para facilitar a vida de usuários e desenvolvedores (Foto: Divulgação/Canonical)
Dessa forma, espera-se que o processo de instalação de aplicativos fique mais simples, evitando visitas frequentes ao Terminal, e deve encorajar desenvolvedores de outros desktops a criar versões para o Ubuntu.
Fim da Central de Programas do Ubuntu
Ou Software Center, em inglês. A loja de apps do Ubuntu não decolou como a Canonical previa e uma série de problemas de performance vinha motivando críticas dos usuários há algum tempo. Agora, o Ubuntu 16.04 usa o GNOME Software para facilitar a busca de novos aplicativos e permitir ao usuário acesso aos programas instalados na máquina.
Central de Programas é substituída pelo Software, mais fácil de usar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Central de Programas é substituída pelo Software, mais fácil de usar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
A interface é bem superior, mais organizada, e, ao contrário da Central de Programas do Ubuntu, não há problemas de lentidão a serem relatados – ao menos na fase beta, de pré-lançamento.
Buscas no Dash estão desligadas por padrão
Quando criou o Dash e a interface Unity, a Canonical introduziu uma série de recursos que viriam a se popularizar entre seus concorrentes, inclusive. Um deles era a possibilidade de fazer buscas de Internet a partir do Dash do Unity, algo que não pegou bem como a comunidade: a iniciativa foi vista como potencialmente ruim para a privacidade.
Dash não vai mais acessar a Internet por padrão (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Dash não vai mais acessar a Internet por padrão (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Agora, o Ubuntu terá o recurso de buscas de Internet via Dash desabilitado por padrão. Quem quiser ter acesso à funcionalidade terá de alterar as configurações do sistema para permitir que as buscas sejam realizadas.
Lançador pode ser movido para a borda inferior
Lançador (Launcher) do Ubuntu pode ser movido para a borda inferior na versão 16.04 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Lançador (Launcher) do Ubuntu pode ser movido para a borda inferior na versão 16.04 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Desde a primeira edição do Unity, usuários pedem que a Canonical possibilite que o Lançador, a barra lateral esquerda em que são fixados ícones de atalhos a aplicativos do sistema, possa ser movida para a borda inferior da tela. O Ubuntu 16.04 permite a alteração seja realizada com facilidade.
Outros ajustes de interface
Ubuntu 16.04 ainda não apresenta a interface Unity 8 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Ubuntu 16.04 ainda não apresenta a interface Unity 8 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
A Canonical também promoveu novos ajustes na interface do sistema operacional. Há novas barras de rolagem, possibilidade de deixar os menus dos aplicativos sempre ativos, dispositivos de armazenamento externo terão atalhos para formatação no lançador e comandos para desligar e reiniciar podem ser encontrados no Dash.
Sem suporte para drivers da AMD
Upgrade para o Ubuntu 16.04 não é ideal para usuários de placas de vídeo da AMD (Foto: Renato Bazan/TechTudo)Upgrade para o Ubuntu 16.04 não é ideal para usuários de placas de vídeo da AMD (Foto: Renato Bazan/TechTudo)
Usuários com placas de vídeo da AMD tiveram uma péssima notícia. O Ubuntu 16.04 não oferece suporte aos drivers Catalyst. A recomendação é usar os drivers open-source AMDGPU para placas da marca.
O problema é que esses drivers ainda estão em processo de desenvolvimento, a performance não é boa e há uma série de incompatibilidades entre esses softwares controladores e placas mais antigas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como configurar controles USB para jogos no Windows 10...

Com o  Windows 10 , a  Microsoft  manteve o suporte para controles e joysticks USB para jogos. Porém, encontrar as opções de configurações e calibragem não é mais tão simples assim. Aprenda, neste tutorial, como configurar controles com fio do  Xbox 360 ,  PS3  e também joysticks genéricos no Windows 10. Controle do Xbox 360 Passo 1. Acesse a página de download de dispositivos da Microsoft e baixe o drive do controle do Xbox 360 para  Windows 7  (Xbox 360 Controller for Windows). Selecione a opção conforme a arquitetura do seu Windows 10, 32 bits ou 64 bits; Selecione a opção conforme o a arquitetura do seu Windows 10 para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) Passo 2. Clique com o botão direto no arquivo que foi baixado e selecione a opção prioridades; Passo 3. Na aba Compatibilidades, mude a compatibilidade para Windows 7 e clique em OK; Ao alterar a compatibilidade, aplicativo instala os drives do...

PS3: saiba como configurar o DualShock 3 para jogar no PC com o controle...

Quem tem um controle  DualShock 3 , do  Playstation 3 , pode usá-lo como joystick no PC. O método, apesar de não ser algo trivial, não chega a ser demasiadamente complicado, e vale a pena por poder usar um dos melhores controles da história no seu computador. É preciso ressaltar que este método pode trazer problemas ao seu controle e deve ser realizado com muito cuidado. Controle DualShock 3 do Playstation 3 pode ser usado no computador. (Foto: Divulgação) Antes de começarmos, para realizar este tutorial você vai precisar de: - Computador com  Windows  e permissão de administrador. (O tutorial foi feito no Windows 7, mas deve funcionar também nas versões XP e 8). - Controle DualShock 3 original (não foi testado o funcionamento em versões piratas). - Cabo micro-USB/USB (aquele usado para conectar o DS3 no próprio Playstation 3). - Drivers da Motion Joy. - Opcional: dispositivo Bluetooth, tanto nativo ou USB, para conectar o controle sem a necessidade d...

Lista de Dark Souls 3 reúne todas as classes de personagens...

Dark Souls 3 , o novo RPG de ação da consagrada franquia da  From Software  com lançamento para  PS4 , Xbox One  e PC, traz 10 opções de classes para diversificar o gameplay da jornada. Diferentemente de  Dark Souls 2 , o título oferece alguns especialistas do primeiro game da série. O TechTudo preparou esta lista com todas as classes do terceiro episódio. Cavaleiro A classe Cavaleiro, padrão desde Demon’s Souls, é a primeira opção da lista. O Cavaleiro é forte devido à vitalidade elevada e à armadura robusta, que pouco interfere em seu status de peso. Com pouca Sorte, Fé e inteligência, o personagem já inicia a aventura em Lothric no nível 9. Dark Souls 3 : cavaleiro (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) Mercenário Mesmo não sendo tão forte como o Cavaleiro, o Mercenário se aproveita da destreza alta para desferir ataques rápidos. O veterano do campo de batalha começa no nível 8, sendo capaz de empunhar cimitarras duplas e outras combinações de armamen...